terça-feira

FECHA A PORTA MARIQUINHA, QUE LÁ VEM O BOI! Por Tiago Bottino

Meu tempo de infância era mágico...
E não venham me dizer que criança não trabalha, eu trabalhava pra caramba... E ia pro cinema e pra matinha quase toda semana... Tinha meu dinheiro vindo do trabalho... Eu trabalhava, e era legal trabalhar... E isso era uma coisa fantástica... Mas nada, nada atrapalhava os momentos de sair correndo brincando pelos cantos...
Mas de várias coisas marcantes que eu me recordo, outro dia tava viajando na velha "MARIQUINHA", puts, os meninos de hoje não sabem e nem imaginam como era legal tocar na mariquinha e gritar:
- FECHA A PORTA MARIQUINHA, QUE LÁ VEM O BOI!
E Mariquinha se fechava todinha... Partes da plantinha pareciam nos ouvir, e corriam para colar suas pequenas folhinhas... E assim era com outras e outras mariquinhas que haviam em quaisquer terrenos baldios perto de nossas casas...
Com as mariquinhas também apareciam as LAVA BUNDA, acho que ninguém imagina o que era, mas era assim que a gente as chamava... Espetávamos o cabo da lava bunda com um palito, e lá iamos nós na inocência fazendo maldade com o bichinho... Mas não parava por aí, era o pé de manga
que atacávamos (hoje seriam furto), e quase sempre as frutas eram comidas na mais tenra idade, tão verdes que só um quilo de sal para dar gosto...
As vezes a gente aprontava tanto, comia tanta manga verde, goiaba verde, amêndoas, siriguelas... TUDO COMPLETAMENTE VERDE... que era impossível não ficar morrendo num trono do banheiro no final do dia... 
Os braços tudo sujos de poeira, de terra, de sujeira, as pernas com riscos por todo canto de espinhos de plantas ou mesmo de quedas correndo como loucos... 
Raiava o dia, no pós escola do inicio da tarde, lá ia a gente de novo correndo para o meio do mato e gritando:

- FECHA A PORTA MARIQUINHA...

E tudo recomeçava de novo e de novo...
E a gente era vivo pra caramba e a gente era feliz pra caramba!!

Tiago Bottino
itapetingaagora@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário